Espelho,Espelho Meu...
Trabalhar com conchas do mar é uma delícia. O resultado final fica tão marcante que vale a paciência necessária para colar cada uma das peças no suporte. Vamos ver de que maneira podemos decorar uma moldura de quadro ou de espelho de forma que as conchas não descolem e fiquem firmes por muitos anos.
Antes quero dar uma dica pra quem tem dificuldade de encontrar conchas para seus projetos de artesanato. As conchas pequeninas são fáceis de encontrar em algumas praias, e nesses lugares as lojas de artesanato normalmente vendem pacotes fechados. Mas as conchas grandes são mais difíceis de achar, e se você mora longe do mar vai encontrar muitas opções em lojas virtuais.
Aqui no Brasil algumas pessoas vendem pelo Mercado Livre, mas as conchas mais bonitas eu encontrei no site da Etsy, nossa conhecida. Pesquisem por lá que com certeza vão achar muita variedade.
Como Decorar Uma Moldura
Comprem uma moldura em madeira ou MDF no formato e tamanho que desejarem. Cubram com papel kraft ou jornal e recortem o centro que corresponde ao espelho.
Com o espelho protegido, pinte a moldura na cor desejada. Se a sua moldura estiver bem bonita, pode pular essa etapa, mas proteja o espelho para o próximo passo.
Comece a colar as conchas pequenas. Lembre de deixar preparadas muitas delas pois com certeza você precisará de uma boa quantidade. Aplique a cola na moldura com um pincel ou uma espátula, e posicione as conchas segurando firme por alguns segundos. Comece pela parte interna da moldura, posicionando as conchas regularmente.
Dica Importante:
A cola usada para fixar as conchas é uma cola epoxi vendida em dois tubos separados: a resina epoxi e o catalisador. Você terá de misturar essas duas partes conforme as instruções do fabricante para aplicar na moldura. Essa cola é encontrada em lojas especializadas em hobbies e em boas lojas de artesanato. Existem várias marcas disponíveis, escolha a que lhe agradar mais.
Usando a mesma cola epoxi e uma espátula, aplique sobre a parte da concha que será colada. Posicione sobre a moldura e pressione por alguns segundos.
Cubra toda a volta da moldura com as conchas grandes. Lembre de fazer uma composição bem equilibrada. Deixe os espaços vazios por enquanto e aguarde a secagem totalmente antes de continuar.
Quando as conchas grandes tiverem colado, cubra os espaços vazios com as conchas médias e pequenas que sobraram. Não deixe nenhuma parte da moldura aparecendo. Aguarde secar totalmente antes de pendurar.
E aí está sua moldura pronta pra enfeitar sua parede.
O grande segredo é o uso da cola certa e de conchas bem variadas, especialmente as grandes. Não economize na quantidade de conchas se realmente quiser um efeito surpreendente.
Esse trabalho poderá ser aplicado em várias outras superfícies, como caixas e vasos. É só usar a criatividade!!!
Fonte: Nate Berkus